Andar de Patins…diversão ou atividade física?

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Oi, gente! Quem aí curte andar de patins?  Pois é, o papo de hoje é justamente sobre os benefícios da patinação. Bora se jogar?!

Para quem pensa que essa atividade é só brincadeira de criança, se engana e, inclusive, vem reconquistando mais e mais adultos. Assim como a corrida, e a bicicleta, andar de patins dá mais força aos músculos dos membros inferiores, bem como ao abdome e aos glúteos, e queima de 500 a 800 calorias na primeira horinha de diversão… Que passa beeem rápido! Tudo isso, ainda, com menos impacto que a “running”.

Por exigir do patinador o equilíbrio sobre o “calçado” instável, a atividade também faz com que a pessoa mantenha o corpo permanentemente contraído, principalmente as regiões mencionadas, trabalhando a concentração, coordenação motora, resistência muscular, agilidade e até alguns reflexos, para evitar as possíveis (e normais) quedas. E justamente por forçar uma postura adequada à realização do movimento, que é a correta (barriga pra dentro e costas retinha), a patinação é recomendada a pessoas que têm desvios ou dores na coluna.

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Outra vantagem da modalidade é o bem-estar psicológico. Para os apaixonados, ela é capaz de divertir, além de proporcionar o gasto de energia e trabalho muscular, pois causa sensações de liberdade e emoção. Além disso, como pode ser praticada ao ar livre e individualmente, também é muito democrática. É só colocar os patins e deslizar! Claro, com a devida técnica!

POR ISSO, VALEM ALGUMAS DICAS PARA OS INICIANTES:

– Procure um professor. Há diversas empresas que dão aulas de patins nos parques, ensinando desde os primeiros passos até manobras mais elaboradas.

– Equilibre-se. Divida o peso do corpo entre pernas. Se apoiar na parede ou corrimão ajuda a criar confiança e a trabalhar o equilíbrio.

– Solte-se. Mantenha os pés apontados, suavemente, para fora, em forma de V, e alterne o peso entre as pernas, estendendo uma enquanto a outra desliza (semiflexionada).

– Não tenha medo de cair. Utilize os equipamentos de segurança adequados, como joelheira, munhequeira, cotoveleira e capacete, para evitar traumas. Além de tudo, oriente-se com um profissional do ramo, para aprender cair da maneira correta.

– Use os freios. Geralmente eles vêm na parte dianteira ou traseira dos patins, de acordo com o modelo.

Agora, deixe a preguiça, a vergonha e o medo de lado e bora rodar por aí! Quem acompanha?!

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